Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão com cerca de 1,5 milhão de japoneses e descendentes.
E para homenagear esses descendentes e essa cultura que vem conquistando os brasileiros há mais de 100 anos, nós preparamos essa matéria especial sobre casamento japonês.
As principais religiões no Japão são o Xintoísmo e o Budismo, porém, aqui no Brasil 60% dos descendentes japoneses são católicos devido a forte presença de padres brasileiros para catequizar os imigrantes nas antigas colônias e também o casamento com pessoas católicas contribuiu muito para o crescimento dessa religião na comunidade nipo-brasileira.
Mesmo no Japão, com a influência da cultura ocidental, é bastante comum nos dias atuais os noivos se casarem em igrejas católicas não seguindo o tradicional ritual das cerimônias japonesas que por sua vez são carregados de simbolismos e significados.
Veja através do vídeo abaixo (matéria da jornalista Ana Paula Padrão) um pouquinho desses rituais e também como essa cultura vem se inovando ao longo dos anos.
No casamento tradicional, a roupa da noiva, um quimono japonês branco de seda, é chamado de shiro-maku (shiro = branco e maku = puro). Após a cerimônia a noiva muda para um lindo quimono brilhante e colorido (vermelho, roxo, verde…) chamado de uchikake. Esse quimono é muito rico em bordados e sempre com motivos da natureza, como pássaros, flores, bambu, cada um com um significado especial dentro da cultura milenar.
Enquanto a roupa e acessórios da noiva são similares ao de uma bela gueixa, a do noivo é também extremamente interessante ficando parecido com um Samurai guerreiro.
Assim como acontece no Japão, onde a noiva se casa com um vestido “normal” e troca de roupa na festa vestindo um tradicional quimono como mostra no video, as noivas americanas (descendentes japonesas) também fazem isso, porém, com algumas “modificações” no seu uchikake, transformando-os em belíssimos vestidos como abaixo.
Veja que o noivo também acompanha o traje da noiva trocando de gravata… Uma idéia muito bacana para as nossas noivas e noivos do Brasil descendentes ou não de japoneses que querem homenagear a cultura de uma forma muito elegante.
Já se a idéia for por um casamento totalmente temático, e a noiva quiser ousar um pouquinho mais… O que você acha de se casar com um vestido já caracterizado (como abaixo) ao invés de usá-lo apenas na festa?!
Não faltará idéias para caracterizar principalmente a festa/recepção de um casamento temático japonês. Dentro da cultura, tudo tem um significado especial e cheio de encanto.
Como a flor de cerejeira (Sakura no Japão), que era associada ao samurai cuja vida era tão efêmera quanto a da flor que se desprendia da árvore tão facilmente… Uma lembrança poética de como a vida pode mudar de um dia para o outro. Podemos inclusive, ver essa explicação em uma das cenas do filme “O Último Samurai”.
Podem ser usadas em muitas opções dentro da decoração de um casamento temático japonês, como nos bordados do vestido, no bolo, luminárias, lembrancinhas ou arranjos de mesa.
Por falar em bolo, como topo ou famosos noivinhos podem ser usados as kokeshis que nada mais são que bonequinhas de madeira consideradas um dos objetos decorativos mais populares do artesanato japonês. Encantadoras!!!
E o que você acha de fazer o desenho dos noivos customizados “Gueixa e Samurai” (como esse abaixo by caricatura digital) para ser usado em lembrancinhas, banner decorativo ou até nos convites!!!
Outro detalhe bastante notável nas decorações de casamentos japoneses são os pássaros e também pequenas gaiolas simbolizando a lenda do Hyoku.
Segundo a lenda, Hyoku era um pássaro que nascia apenas com uma asa e desde o instante do seu nascimento ele buscava sua outra metade para unir-se a ela, se completando para conseguir sua realização de pássaro: Voar…
Enquanto ele não encontrava sua metade, não conseguia ser efetivamente um pássaro, apenas meio. “A de que um ser só é completo, quando é metade de alguém”.
O pássaro também está entre os origamis (arte de dobraduras) mais populares, sendo o Tsuru (garça), ave sagrada no Japão, que segundo a lenda, vive mil anos e tem o poder de conceder desejos e aquele que dobrar mil tsurus e fizer o mesmo pedido a cada um deles, terá o seu desejo atendido.
O Ikebana, tradicional arte japonesa de arranjos florais também é uma ótima idéia para decoração de mesas em um casamento tipicamente japones.
Ikebana significa “a arte de fazer as flores viverem” onde “Ike” de Ikey significa “fazer viver” e “Bana” de Hana significa flor. Em sua forma mais simples e tradicional , representa para os japoneses o céu, a terra e o homem. Também transmite a idéia de crescimento contínuo na vida e vitalidade.
Os casamentos de japoneses geralmente são realizados em requintados templos ou belos jardins orientais. Para os budistas, o jardim é ponto ideal para meditação e a contemplação do mundo e da natureza em tamanho reduzido.
Aproveitando a idéia, você pode usar as impressionantes bonsais para decoração de Lounge ou espaços em evidência na sua festa.
Ou ainda, as delicadas Sakuras ou Cherry Blosson em forma de bonsai… Mas quem dera podermos decorar uma festa de casamento com essas belíssimas raridades não é?! Porém, hoje no mercado, você pode encontrar essas árvores em formato de luminárias de led. São belíssimas e extremamente diferentes, além de ficarem totalmente no contexto de um casamento japones.
Podem ser encontradas em várias cores e tamanhos, sendo de 50 cm imitando realmente uma bonsai ou até 2,5 metros para decoração de jardins ou ambientes externos.
Os conhecidos “jardins zen” também são opções para compor o visual em uma decoração japonesa.
Um jardim de pedras japonês, ou jardim zen é uma campo raso de areia contendo areia, cascalho, pedras e muitas vezes grama ou outros elementos naturais. Os principais elementos são pedras e a areia simbolizando o mar onde os desenhos feitos representam as ondas.
Veja mais algumas idéias abaixo que estão relacionadas a cultura japonesa e que você pode usar no seu casamento intensificando o clima oriental para os convidados.
Gatinhos da sorte, daruma para sorte e realização de desejos, rashis, porcelanas, bonecas gueixas, kokeshi, velas e luminárias, leques entre outros são algumas sugestões que não podem faltar no seu casamento japones.
Além é claro, da deliciosa e saudável culinária japonesa que deve ser servida como carro chefe regado ao tradicional saquê, mas lembre-se de ter também algumas opções para quem ainda não sabe apreciar esse tipo de prato.
Os japoneses são conhecidos mundialmente pela arte, inovação, técnicas que buscam sempre a perfeição em cada detalhe, para isso exige-se paciência, dedicação e equilíbrio espiritual.
Dessa forma, se deseja ter um casamento japones, tenha você os olhinhos puxados ou não, leve esses conceitos como base para preparar cada detalhe e estará verdadeiramente homenageando essa bela e envolvente cultura!
おめでとう新郎 ou Felicidades aos Noivos!
Matéria Exclusiva by Mega Noivas sendo proibida sua reprodução total ou parcial
muito lindo,meu noivo e japones e eu gostei muito das o pçoes de vcs,tudo muito lindo!!
Olá Airla! Agradecemos imensamente o seu contato e carinho! Esperamos ter ajudado!!! Felicidades! Mega NOivas
Olá. Me chamo Nadeshiko tenho 16 anos e sou descendente de Japonesa e daqui a 2 anos eu vou me casar com meu noivo,amei as dicas os bonequinho probolo coisinha mais linda,as decoraçõs mas principalmente os vestidos,eu que adoro estar em contato com a naturezau realmente amei essa decoração natural,e simplesmente perfeita.
oi onde compro as sombrinhas a arvore de led
Olá Marcia!
Confira alguns anúncios de vendedores do ML na própria matéria acima.
Agradecemos o seu contato! Att, Equipe Mega Noivas
boa tarde, amei as fotos e as dicas, gostria de saber onde posso encontrar um vestido de noiva oriental sou do interior de SP
Boa Tarde!gostaria de saber onde posso comprar ou alugar EM SÃO PAULO kimono de noiva para meu casamento. Obrigada!!!
Quero os passarinhos para o topo do bolo. Onde posso encontrar?
Olá Larissa!
Você poderá encontrar passarinhos parecidos com esses em lojas que trabalham com enfeites de jardim.
Grande abraço!
Adorei tudo que está citado acima!
Me caso no ano que vem. E meu noivo e japonês.
Quero colocar vários detalhes da cultura oriental no meu casamento, e esse site me deu várias ideias.
ola adorei o site,sou brasileira(ocidental) tenho 19 anos estou noiva e vou me casar com 1 japones agora no mes de setembro de 2010 e o site esta me dando varias dicas de como organizar meu casamento por que quero 1 casamento estilo oriental . continuem assim o site esta 10
Olá kelly!
Agradecemos o seu carinho e ficamos felizes em poder ajudar!
Grande abraço e muitas felicidades!
ola !!
Por favor… Gostaria de saber onde comprar a árvore de led !!
Sabe o preco? Das menores, para por no quarto !! Obrigada
Olá!
Amei a idéia!
Gostaria de saber onde comprar a árvore de led.
Olá Noivas!
Aqui no Brasil apenas uma loja (franquia) trabalhava um tempinho atrás e ficamos sabendo que por enquanto o produto está indisponível.
Sem ser daqui, certamente encontrará no Ebay.com
Futuramente se soubermos de outro lugar (aqui do Brasil) que comercialize esse produto informaremos. Ou caso vocês fiquem sabendo pedimos gentilmente que nos informe!
Grande abraço!
Equipe Mega Noivas
Onde encontro as árvores sakura de led?
Olá Priscila!
Realmente são lindinhos além de extremamente diferentes.
As imagens acima foram colhidas de sites americanos e infelizmente não temos um anunciante que os comercialize.
Porém, os artesãos que trabalham com biscuit podem te ajudar fazendo em biscuit o modelo que vc gostou. O resultado fica bem bacana. Veja em nosso guia de serviços os parceiros do Mega Noivas – Topo de Bolo.
Felicidades! Equipe Mega Noivas
Bom dia,
Simplismente amei os casais de kokeshi para enfeitar o bolo no casamento, por favor poderiam me informar aonde posso encontra-los ou encomenda-los!
Agradeço antecipadamente,
Priscila