Um novo estilo que resgata o passado… O charme e o romantismo de coisas simples com o toque sofisticado de capricho e cuidado em cada detalhe.
Esse é o estilo Shabby Chic que resumidamente consiste em dar uma nova utilidade, ou dar um ar novo e elegante a elementos antigos, usados ou desgastados com o tempo.
Esse termo está diretamente ligado ao que é vintage, porém, o Shabby como o próprio nome diz se refere ao que está visualmente gasto, velho, rústico…
Enquanto que o termo vintage se dá as “coisas” (móveis, objetos, moda…) fabricadas ou existentes há mais de 20 anos não necessariamente com sinais de desgaste.
Nessa matéria buscamos idéias que mesclam esses dois conceitos que andam lado a lado, além de outros estilos que são inevitavelmente somados como verá a seguir.
O estilo teve origem na Grã Bretanha onde se usava decorar as grandes e antigas casas de campo com mobiliário com pinturas desgastadas. No final dos anos 80 ganhou a denominação de “Shabby Chic” pela revista The World of Interiores, veio se transformando ao longo do tempo se tornando mesmo popular nos USA no anos 90 já carregado de influências de culturas mediterrâneas, como Provence, Toscana e Grécia.
Vale ressaltar que o tão amado e conhecido estilo provençal, predominante nas luxuosas festas atuais, nada mais é que um estilo “French Shabby Chic” ou também conhecido por Country French Style.
Outro estilo que também se mistura ao Shabby Chic é o Cottage, ou estilo campestre, chalé, casa de campo… Esse estilo é marcado pela suavidade das cores, delicadeza de flores e o clima simples e acolhedor da casa da vovó.
Louça com pintura floral, tons pastéis, tecidos delicados, rendas, fitas, crochê, coisinhas feitas à mão… São algumas características do estilo Cottage.
Dessa forma, em uma decoração Shabby Chic é comum notarmos a presença marcante de coisas artesanais, aquelas feitas cuidadosamente um a um.
Exatamente assim, podem ser feitos os convites de um casamento estilo Shabby Chic, artesanalmente! Veja os delicados e românticos modelos de convites na galeria acima, onde seguem a mesma padronagem de cores, mas nenhum é idêntico ao outro. Cheios de estilo e autenticidade não?!
Acompanhando essa mesma idéia, o livro de presença ou até o album de fotografias do casamento pode entrar no estilo da festa! Veja as fotos na galeria, que charme!
E o estilo estendem-se as encantadoras lembrancinhas da festa como nas idéias que separamos.
Olha que charme a daminha e o pajem em estilo vintage!
E a noiva pode abusar de detalhes e acessórios vintage como voilette, buque de broches e flores de tecido, sapatos retro, ou quem sabe o vestido de noiva da mãe, entre outros.
Agora se você se encanta com o estilo, mas o casamento será do tipo tradicional, uma ideia muito interessante é fazer o making of da noiva ou o ensaio fotográfico dos noivos em um cenário que resgate o estilo Shabby Chic.
Aposte na ideia!
Esse estilo é ideal para realização de casamentos diurnos, casamentos no campo, em lugares ou cenários naturais que inspiram a decoração nesse estilo mais rústico.
Na série Tori & Dean fizeram a produção de um casamento Shabby Chic em uma das temporadas do Reality Show. Veja as fotos na galeria.
Ter um cantinho especial na festa com fotografias antigas como do casamento dos pais e avós é uma super homenagem a essas pessoas especiais, além de ficar super charmoso.
Aproveite a oportunidade para garimpar móveis e objetos antigos da família os quais podem fazer parte da decoração Shabby Chic!
Se você se decidiu em fazer o seu casamento no estilo Shabby Chic, o mais importante nessa somatória de características é resgatar e retratar em cada detalhe aquilo que te encanta, que te traga boa sensação, que mexe com o seu coração e com isso cada convidado seu sentirá a presença dos noivos em cada pedacinho da festa compartilhando e tendo a mesma sensação. De que tudo foi feito com muito carinho! Essa é a ideia do Shabby Chic!