Charme, pompa e muita elegância, são características dos casamentos militares que acontecem quando o noivo ou a noiva for oficial da Marinha, Exército ou Aeronáutica (Forças Armadas), ou ainda Policia Militar Estadual quando a patente do noivo for tenente a oficial general.

Certamente o que mais encanta e diferencia em um casamento militar é a elegância dos trajes que resgatam, pelo menos no mundo feminino, um pouquinho de contos de fadas, príncipes e princesas…!

Cada corporação, Exército, Marinha ou Aeronáutica possui a sua farda de gala correspondente à ocasião, assim como alguns regulamentos e protocolos próprios para a solenidade do casamento de um oficial.

A noiva militar também pode usar o seu traje oficial, mas vale ressaltar que não encontramos nenhuma imagem de noiva sem o tradicional vestido branco!

Como manda o protocolo militar o traje deve estar acima de tudo lindo e impecável! Veja na foto abaixo alguns detalhes de um traje oficial.

Do lado esquerdo o noivo exibe com muita honra cada medalha, o que chama ainda mais atenção do traje. Dependendo da patente e corporação o noivo militar pode portar também uma espada do lado esquerdo da cintura, sendo assim, ele oferece o braço direito à sua noiva, diferente de um casamento tradicional. As luvas brancas são obrigatórias para todos os portadores de espadas.

O noivo militar possui além dos padrinhos, uma guarda de honra formada pelos amigos da corporação que são responsáveis pelo cumprimento do ritual mais bonito de um casamento militar, chamado de "Teto de Aço".

A guarda de honra geralmente é composta por 6 pares de oficiais (podendo ser homens e também mulheres oficiais) que escoltarão a noiva em duas colunas na entrada da igreja até o altar, aguardando em formação até o término da cerimônia religiosa.

No final, a guarda se coloca no final do corredor ou porta da igreja para a formação do "Teto de Aço" (comandado pelo oficial de maior patente) para a passagem dos noivos.

Esse mesmo ritual pode ser repetido na entrada dos noivos na recepção após a cerimônia.  

O momento de cortar o bolo também pode ser diferente em um casamento tradicional militar onde a espada pode ser usada para o cortar o primeiro pedaço!

E se tratando de um casamento muito especial, vale apostar em fotografias diferenciadas para compor o album.

Assim como o tema militar pode ser explorado em cada detalhe do casamento.

Veja abaixo o desenho do casal (by Alec/www.caricaturadigital.com.br) que foi usado para fazer o convite do casamento. E ao lado o topo do bolo bem divertido!

O pajem, tendo o papel de ser o "auxiliar do noivo" pode também usar um traje parecido com a farda de gala como mostra o fofinho abaixo!

E certamente um conto de fadas merece um beijo desse para fazer parte do álbum para a posteridade!!!

Abaixo um video lindíssimo de um casamento militar aqui do Brasil!

E em seguida um video de um casamento militar americano que vale até uma "brincadeirinha" com a espada fugindo um pouquinho do protocolo militar…

Enviar esta matéria para o email de alguém direto pelo Mega Noivas Enviar esta matéria para o email de alguém direto pelo Mega Noivas