Casamento Militar

Charme, pompa e muita elegância, são características dos casamentos militares que acontecem quando o noivo ou a noiva for oficial da Marinha, Exército ou Aeronáutica (Forças Armadas), ou ainda Policia Militar Estadual quando a patente do noivo for tenente a oficial general.

Certamente o que mais encanta e diferencia em um casamento militar é a elegância dos trajes que resgatam, pelo menos no mundo feminino, um pouquinho de contos de fadas, príncipes e princesas…!

Cada corporação, Exército, Marinha ou Aeronáutica possui a sua farda de gala correspondente à ocasião, assim como alguns regulamentos e protocolos próprios para a solenidade do casamento de um oficial.

A noiva militar também pode usar o seu traje oficial, mas vale ressaltar que não encontramos nenhuma imagem de noiva sem o tradicional vestido branco!

Como manda o protocolo militar o traje deve estar acima de tudo lindo e impecável! Veja na foto abaixo alguns detalhes de um traje oficial.

Do lado esquerdo o noivo exibe com muita honra cada medalha, o que chama ainda mais atenção do traje. Dependendo da patente e corporação o noivo militar pode portar também uma espada do lado esquerdo da cintura, sendo assim, ele oferece o braço direito à sua noiva, diferente de um casamento tradicional. As luvas brancas são obrigatórias para todos os portadores de espadas.

O noivo militar possui além dos padrinhos, uma guarda de honra formada pelos amigos da corporação que são responsáveis pelo cumprimento do ritual mais bonito de um casamento militar, chamado de "Teto de Aço".

A guarda de honra geralmente é composta por 6 pares de oficiais (podendo ser homens e também mulheres oficiais) que escoltarão a noiva em duas colunas na entrada da igreja até o altar, aguardando em formação até o término da cerimônia religiosa.

No final, a guarda se coloca no final do corredor ou porta da igreja para a formação do "Teto de Aço" (comandado pelo oficial de maior patente) para a passagem dos noivos.

Esse mesmo ritual pode ser repetido na entrada dos noivos na recepção após a cerimônia.  

O momento de cortar o bolo também pode ser diferente em um casamento tradicional militar onde a espada pode ser usada para o cortar o primeiro pedaço!

E se tratando de um casamento muito especial, vale apostar em fotografias diferenciadas para compor o album.

Assim como o tema militar pode ser explorado em cada detalhe do casamento.

Veja abaixo o desenho do casal (by Alec/www.caricaturadigital.com.br) que foi usado para fazer o convite do casamento. E ao lado o topo do bolo bem divertido!

O pajem, tendo o papel de ser o "auxiliar do noivo" pode também usar um traje parecido com a farda de gala como mostra o fofinho abaixo!

E certamente um conto de fadas merece um beijo desse para fazer parte do álbum para a posteridade!!!

Abaixo um video lindíssimo de um casamento militar aqui do Brasil!

E em seguida um video de um casamento militar americano que vale até uma "brincadeirinha" com a espada fugindo um pouquinho do protocolo militar…

32 Responses to Casamento Militar

  1. Anne disse:

    Olá queria saber se mesmo meu noivo e eu não fazer parte de organizações de militares, se posso fazer um a entrada ou saída de espada como na imagens acima, obrigado.

    • Olá Anne!
      O “Teto de Aço” é exclusivo para casamentos militares e deve ser realizado por oficiais da corporação a qual a noiva ou o noivo faz parte. Dessa forma, não tem como ser diferente… Digamos que não tem nada a ver ter esse ritual na sua cerimônia de casamento. Felicidades!!

    • Tarso verona disse:

      Cara Anne,
      Algumas empresas já providenciam o material usado para este tipo de cerimônia, ainda que para não militares. Um desses exemplos é a cerimônia de praças da pm, que por não usarem espadim, usam boinas ou quepes como item de apresentação da ala de honra.Outro tipo de cerimônia que vem ganhando espaço é a da ala de honra com imposição de braçais representativos de uma categoria…Boa pesquisa e felicidades!

  2. Manu disse:

    Olá! Meu marido é recruta da marinha e nós nos casamos somente no civil,antes dele ingressar na marinha. Quando nós nos casar na igreja poderá ser nesse estilo militar? Em q patente ele deverá está p ser realizado assim?

  3. simone disse:

    meu noivo é militar soldado ele pode entrar na cerimonia de farda de gala como não pode ter teto de aço o que poderia ser a e o pagem criança pode entrar de farda tbm

  4. diogo sales disse:

    EU QUERIA FAZER SÓ MAIS UM COMENTARIO,EU SOU ALUNO AQUI DA PM DO RIO DE JANEIRO,E AQUI PODE-SE FAZER UM CASAMENTO MILITAR SENDO A PATENTE SOLDADO,SÓ QUE NÃO PODE SER USADO ESPADA E SIM ESPADIM,POIS ISSO QUER DIZER QUE NA GUERRA ANTIGA QUE USAVA-SE ESPADA É SÓ OFICIAIS,MAS OS SOLDADOS USAVA-SE ESPADIM NA PONTA DO FUZIL,ENTÃO AQUI NO RIO SOLDADO PODE,EU ESTOU PESQUISANDO MUITO SOBRE ISSO POIS VOU ME CASAR ANO QUE VEM E ME FORMO COMO SOLDADO NO INICIO DO ANO.

  5. aline.mathias.mathias@gmail.com disse:

    Olá meu noivo é 3ºSargento DO Exército,podemos fazer o Teto de Aço?Ou ele pode ao menos usar somente a farda?

  6. Daniel disse:

    Boa tarde.

    Meu filho será pajem, e o casamento será de um PM do estado do Rio. a Noiva queria que eu alugasse para meu filho “Pajem” a farda igual do noivo, uma túnica branca e calça azul e se possível umas medalhas.
    Sabe me dizer aonde poderia encontrar aqui no Rio de Janeiro?

    Obrigado.

    • diogo sales disse:

      eu acho que alugar vc não vai conseguir,só comprar mesmo aonde vc vai conseguir comprar é em uma loja militar em frente ao cefap.lá vc consegue,eu ainda não me casei o mei vai ser em julho caso contraio te alugaria.

  7. Maya Rodrigues disse:

    Meu noivo e da reserva como oficial. Podemos nos casar ele usando o traje oficial e o teto de aço?

  8. laine_laine08@hotmail.com disse:

    ola meu nome é elaine…meu noivo e soldade da infantaria-sp,gostaria de saber qual o fardamento eu poderia se casar,quais as cores..obrigado

    • diogo sales disse:

      o seu noivo é da infantaria do exercito? ele poder casar-se de farda,e fazer o teto de aço com o quepe,mas vai com jeitinho para conversar com os oficiais para este fim,pois eles os batalhões de infantaria costumão não dar muito valor a soldado. ainda mais nos B. de infantaria,mas vai que vcs conseguem,boa sorte e felicidades.

  9. Rose disse:

    Meu noivo esta fazendo o curso de oficial na PM -SP egostaria de saber que como é estudante ainda se poder ter o teto de aço (espada)… Tenho duvida porque muitos fala que não que ´so depois de formado…. Obrigado

    • diogo sales disse:

      olá Rose,sim ele pode se casar,inclusive esse casamento que está no site de aline e jimmy,e de um PM aluno-oficial,pede para seu noivo ver esse vídeo,pois ele vai perceber que na patente do noivo que acima do ombro é de aluno,mas também ele irar pesqueisar no RDPM da corporação,pois eu sou da pm do rj,e não sei como funciona a da pm de SP,aqui no RJ ele faria normalmente,mas também dependendo com funciona dá pra ele fazer sim,só te aconselho si eles forem muito rígidos a vc não convidar ofial formado. só os alunos colegas deles.boa sorte

  10. Pamela disse:

    Boa noite!! A cerimonia militar é uma das mais bonita que tem.

  11. diogo sales disse:

    Sem dúvida pode ter certeza,pois é uma coisa que vc não vê em qualquer casamento,e muito bonito inclusive se tiver teto de aço,seja com espada ou com quepe.

    • Pamela disse:

      Boa Noite Diogo Sales , concordo que esse tipo de cerimônia é uma das belas que existe….Inclusive o teto de aço que na minha opinião é a mais bela de todas….. Você sabe se para realizar esse tipo de cerimônia é necessário ser de um patente acima de sargento ?

  12. diogo sales disse:

    diogo sales :Comentário aguardando moderação.
    olá pamela,si for para seguir as regras do codico militar sim,seu noivo tem que ser no minimo 2 tenente,mas agora eu falar da minha coporação pm do rj,aqui eles são puco mais maleáveis com relação a casamento militar,no meu por exemplo eu não vou convidadar nenhum oficil,pois eu tentando fazer o teto de aço com a espada,porém estou encontrando dificuldades em alugar as espadas,pois só quem possuem as espadas são os oficiais,então com isso eles só fazem esse teto para eles mesmo,mas si o seu noivo conseguir as espadas é só combinar com os colegas de patente dele e não chamar nenhum ofial para vc não correr nenhum risco dele querer barrerar o teto de aço.

  13. FERNANDO disse:

    SOU SGT DA PM EM SP, E NESTE ANO FAREI A FESTA DE 15 ANOS DE MINHA FILHA, COMO NÃO VOU FAZER O CERIMONIAL DOS 15 CASAIS PENSEI EM FAZER UMA SURPRESAR A ELA E ENTRAR COM TRAJE DE GALA NA HORA DA VALSA, FICA LEGAL, OU NÃO TEM NADA A VER COM ANIVERSÁRIO.
    E ONDE POSSO FAZER LOCAÇÃO DESTE UNIFORME EM SÃO PAULO.

  14. Diogo Sales disse:

    Oi meu noivo é cabo da policia militar no estado de Sp, gostaria de saber se ele pode casar de gala, e como funciona?

  15. Junia dias disse:

    Olá. Sou do ES e meu noivo esta se formando em policial militar(soldado), quando formos nos casar ele já estará formado, Alguem sabe me dizer se podemos realizar como no primeiro video da Aline e do Jimmy??

  16. Aquiles Bressan disse:

    Boa tarde! A tradição do casamento real, que foi incorporada no mundo todo pelas forças militares em especial, tem um glamour diferente sem dúvida. E estão em alta em outras forças públicas, mesmo as não militares como as Guardas Municipais (cujo comando porta espada) e e entre as Forças Especiais Prisionais ( a exemplo do GIR/SP). Isso demonstra a força que os valores do militarismo tem entre os brasileiros, pois em seu dia mais importante os noivos estão abertos a essa possibilidade. 08/11/2014 haverá um desses e eu estarei lá…abraço!

  17. Alex disse:

    OLÁ! SOU 3º SARGENTO DO EXÉRCITO E VOU ME CASAR. NÃO QUERIA COMPRAR A FARDA 2º A 1 (CINZA) PORQUE É MUITO CARA. ENCONTREI UMA PARA ALUGAR MAS A PROPRIETÁRIA SÓ TEM A CINZA PARA OFICIAIS. GOSTARIA DE SABER SE A FARDA LEVA AS DIVISAS DE 3º SARGENTO NO BRAÇO, POIS A PROPRIETÁRIA NÃO SOUBE ME INFORMAR INCLUSIVE ELA TEM ESSA DIVISA DISPONÍVEL EM DOURADO COM FUNDO BRANCO, NO ENTANTO TAMBÉM FIQUEI NA DÚVIDA SE A DIVISA COM FUNDO BRANCO FAZ PARTE DA FARDA CINZA OU AS DIVISAS TÊM QUE SER COM FUNDO EM CINZA CONFORME A FARDA. SE SIM, PODERIA ME INDICAR ALGUM SITE QUE VENDA ESSA DIVISA DE 3º SARGENTO DOURADA COM FUNDO CINZA? MUITO OBRIGADO!!!

  18. nicoly disse:

    olá , meu namorado é cabo da força aérea brasileira .. qual farda ele pode usar para o casamento ? e pode ter o teto de aço ?

  19. DIEGO CORDEIRO disse:

    Ola boa noite. Gostaria de uma ajuda. Sou Soldado PM SP, e vou me casar em maio e ainda tenho dúvida em qual farda de gala posso usar. Uns falam que é inteira branca, outros falam que não pode, que tem que ser o blazer branco e calça cinza. Eu gostaria muito que fosse inteiro branco, será que pode? sabe me responder?
    Abraços!

  20. Edson Maurilio disse:

    Olá equipe!!!
    Gostei muito do seu canal, show de bola!!!
    Caso queira divulgar meu vídeo, fique a vontade, para divulgar.
    Casamento Militar (Polícia Militar do Estado de Goiás) Tenente Maurilio
    Maurilio e Wanessa!!! 12 de abril de 2014.

    Forte abraço.

    https://www.youtube.com/watch?v=dnUiNaKf5gA

Deixe uma resposta