Damas de Honra Adultas

Portal Mega Noivas

Segundo tradição ocidental a dama de honra deve ter se originado do antigo império romano, onde vários jovens se vestiam iguais aos noivos a fim de confundir os maus espíritos fazendo dessa forma com que nada acontecesse de errado ao casal.

Um costume muito antigo que se manteve principalmente na Europa e America do Norte salvo e graças à algumas modificações, e que atualmente também está cativando as noivas do Brasil.

Portal Mega Noivas

As damas de honra adultas geralmente são amigas bem próximas ou familiares, irmãs solteiras e primas que podem ajudar a noiva com os preparativos e organização do casamento ou apenas como uma boa e agradável companhia em momentos especiais.

Portal Mega Noivas

É uma opção bem interessante principalmente para noivas que não tem nenhuma criança para ser a daminha ou que tenha pessoas queridas merecedoras de um papel especial nesse dia tão importante.

Portal Mega noivas

As damas de honra adultas substituem as daminhas, e vice versa. Já, se você pretende ter a presença das graciosas crianças, deve-se atentar para alguns detalhes para que não haja confusão para definir os papéis. Em resumo…

>>>As damas de honra (adultas) levam apenas buquês de flores;

>>>Se você tiver apenas damas adultas, delegue ao próprio noivo a tarefa de levar as alianças no bolso do paletó;

>>>Já se tiver um menininho para ser o pajem, a incumbência de levar as alianças será dele, já que o papel do pajem é ser auxiliar do noivo;

>>>Se ainda tiver meninas as quais você faça questão que participem, dê a ela(s) o papel de florista(s), sendo aconselhável no máximo duas.

Lembrando que criatividade com bom senso são sempre bem vindos… Veja mais algumas dicas e idéias para crianças na matéria damas, pajens e novidades.

Portal Mega Noivas

Quanto aos trajes, é muito importante a harmonia entre as damas, obedecendo a um mesmo padrão de cor unicamente ou tom sobre tom. Quanto ao modelo, dependerá do consenso entre elas podendo ou não ser iguais.

Portal Mega Noivas

Os buquês são geralmente menores e em harmonia com a cor do vestido ou decoração, não havendo necessidade alguma de ser igual ao da noiva, embora, seja comumente visto a similaridade entre os buques das damas e noivas em casamentos americanos como pode perceber logo abaixo. Mas sempre fazemos questão de lembrar que a noiva é única e não precisa parecer ou combinar com ninguém!

portal Mega noivas

Já se fizer questão de usar alguma coisa que esteja em harmonia com suas damas amigas, veja a idéia do sapato colorido na cor dos vestidos ou sapatos das damas ou ainda um diferente detalhe no vestido como aparece na imagem a seguir.

Portal Mega Noivas

Quanto aos penteados, também não precisam ser iguais, dependendo do estilo e preferência de cada dama. A idéia de usarem nos cabelos algo em comum é interessante, como um acessório ou flores.

Portal Mega Noivas

Veja abaixo algumas idéias de penteados com belíssimas flores!

Portal Mega Noivas

O visual das damas de honra não precisa ser glamorosos, mas sim graciosos… Modelos de vestidos seguindo uma linha clean sem exageros e penteados mais naturais são geralmente as melhores escolhas.

No cortejo devem entrar após os padrinhos e de preferência em duplas obedecendo uma certa harmonia em relação a altura sendo as mais baixinhas na frente das mais altas. Daí o detalhe de convidar duas, quatro e no máximo seis. E dependendo da quantidade de padrinhos e tamanho do espaço, as damas podem acomodar-se no primeiros bancos ficando estes já devidamente reservados.

Portal Mega Noivas

 Assim como para as crianças, as damas adultas também merecem um mimo… Presenteie suas damas com uma lembrança especial para que possam sempre olhar e lembrar-se desse dia tão marcante da sua vida em que puderam participar como convidadas de “honra”!

Além das dicas ilustradas acima, uma idéia muito bacana e que toda mulher adora, são caixas em mdf personalizadas com fotos, decoupage, revestidas em tecido, laços de cetim, bordados com o nome da dama, enfim, o que a criatividade e bom gosto sugerir. Dentro, você pode colocar um agradecimento ou um presente simbólico, já que a própria caixa é o principal. Certamente elas vão amar a surpresa!

 

 

Falando em caixas e embalagens especiais, outra idéia é montar kits com “coisinhas de mulher” principalmente de beleza e decoração.

Portal Mega Noivas

A pedido de uma noiva (comentário abaixo) estamos editando esta matéria com algumas idéias de vestido preto e branco para suas damas adultas que fará combinando com a decoração nas mesmas cores. Achamos interessante acrescentar na matéria, já que será dúvida de mais noivas pelo fato das cores usadas pelas damas geralmente serem em tons pastéis ou coloridos.

Portal Mega Noivas

Para não ficar todo preto e acabar “pesando” um pouco o visual, nossa sugestão é acrescentar estampas florais, bolas ou poás, listras, enfim, brincar com as cores quebrando a seriedade que o preto pode causar, ficando gracioso como uma dama de honra deve ser.

Vale ressaltar nesse caso que, se a opção for por vestidos lisos (sem estampas) é ideal que tenham mais preto, já que o branco é a cor exclusiva da noiva!

Matéria Exclusiva by Mega Noivas

Proibida a reprodução total ou parcial dessa matéria

148 Responses to Damas de Honra Adultas

  1. erika disse:

    meu casamnt vai ser vermelho e branco tenho quatro mmademoiselle vai ficar feio botar as 4 com buques brancos sendo q o vestido dels e verde musgo e sandala prata ja vou ter uma menina levando um buque parecido com o meu branc e pink

  2. Suziane disse:

    Olá! Achei bem bacana a matéria, Parabéns!
    Minha mãe casará em Maio, é o segundo casamento e será na Igreja…
    E ela pediu para que eu levasse as alianças (tenho 24 anos)… Loquei um vestido bem delicado azul, e minha ideia seria leva-las na Bíblia. É melhor que meu padastro leve no terno ? Minha mãe quer me envolver na cerimônia, não somente como convidada…

  3. Samya disse:

    Fica feio colocar um buque de mesmo tamanho do da noiva pra damas adultas, mas com modelo diferente?

  4. Fernanda disse:

    Boa tarde! Minha amiga e meu irmão vão casar e querem me colocar como florista e madrinha também! Como podemos proceder para não parecer algo como “quebra-galho”???? Seria possível ter as duas atribuições? Vejo que trocar roupa não daria tempo!!

  5. Patricia disse:

    Olá,

    Por favor me ajudem tenho duas sobrinhas lindas uma de 5 e outra de 3 que serão daminhas no meu casamento , além delas tem uma prima minha muito querida que considero como irmã, ficará estranho se as três entrarem juntas, com as pequenas carregando as alianças

    Obrigada!

  6. erika disse:

    vou me casar em junho de 2015 vao ser 5 casais de padrinho meus e 5 do meu noivo logo apos vem uma florista e atras a damiinha com aliança e e logo apos 4 damas adultas com vestido longo na cor nude segurando um buque vermelho pois a minha decoraçao é branca com vermelho, e depois dela um pajem segurando a plaquinha me anunciando sera q vai ficar feio

  7. Nataly disse:

    Olá, me caso em março de 2015.
    pela manhã, escolhi meus primos (um casal)
    de 4 anos para serem os “noivinhos” e o filho de uma amiga que entrará com as alianças, minha duvida posso ter damas adultas?

  8. Cris disse:

    boa noite,eu vou me casar em outubro desse ano 2014,e estou muito preocupada pois vou ter 4 damas adultas(amigas)mais tenho 2 meninos um de 2 e outro 3 anos que eu gostaria de colocar(sobrinho e afilhado) e tenho minhas duas avós e as duas avós dele que eu gostaria que entrassem com as alianças.e tenho também 2 bebês que estarão com 5 e 6 meses,uma menina e um menino(primo e afilhada)estou mandando fazer um carrinho própria para a entrada deles.Mais como faço para entrar todo mundo,que ordem,como devo me posicionar?Socorro me ajudem!!rsrs Obrigada

  9. Nay Santiago disse:

    ola, vou me casar em outubro desse ano, apos 13 anos casada somente no civil, gostaria muito que minhas damas entrassem de vermelho, detalhe…meu vestido sera branco c/vermelho…ficara mta informação?
    outra coisa, as alianças quem levara serao meus filhotes (12 anos e 7 anos), e minha vozinha q amoo mais q tudoo tbm 86 anos, sera que fica mta gente para as alianças??? melhor distribuir as entradas, tipo minha vozinha fazer outra coisa, e só os filhos levar as alianças?? desde ja agradeço

  10. ALICE disse:

    EU SOU UMA DAMINHA DE HONRA QUE LEGALLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Tainah disse:

    Olá!

    Tenho uma amiga mto próxima e gostaria de coloca-la de Dama junto com minhas 2 primas. Porém, ela é casada? É deselegante fazer o convite de Dama adulta qdo já casada? Terei casais de padrinhos, porém, a igreja só 4 casais e já estão completos devido a familia grande! rs
    Obrigada!
    Tainah

  12. Juliana disse:

    Adorei a reportagem sobre damas. Minha duvida é a seguinte: quero ter duas damas adultas, tenho que pagar pelos vestidos e penteados ou posso pedir que cada uma pague o seu? Seria indelicado fazer isso?

  13. Suelen disse:

    Olá! Me caso em novembro e minha dama de honra será minha enteada de 17 anos, ela pode entrar carregando as alinças? Não terei pajens e só ela será a dama. Obrigada!

  14. Helena disse:

    Olá Boa Noite!!!

    Vou me casar em Janeiro de 2013, bom convideei minha sobrinha de 16 anos para ser minha lorista, porém a daminha e o pajem tem ambos 5 aninhos,estoou com mtas dúvidas em relaçao o que a daminha carregar e a florista se no cortejo fique jogando petalas de rosas ou se carrega um buquê! meee ajudeee poor favoor

    Beijinhooos

    • Olá Helena!
      Veja nossa matéria sobre damas e pajens onde encontrará muitas idéias para os mesmos!
      http://www.meganoivas.com.br/blogs/2008/11/10/damas-pajens-e-novidades/
      Agradecemos o seu contato!
      Att, Equipe Mega Noivas

      • Jordânia Gonçalves disse:

        Olá Equipe Mega Noivas,

        Primeiro parabenizo pelo trabalho de vocês, é fantástico e tem me ajudado demais várias dicas. Bom, vou me casar em julho/2013 e gostaria muito de colocar 3 damas adultas (2 amigas e 1 prima), primeiro pensei na ideia de uma delas entrarem tocando flauta e as outras duas levando um buquê, porém, seria muito trabalhoso, minha amiga toca, mas em conversa com a banda que já contratei, me informaram que isto pode ser feito, ,mas é trabalhoso, ou seja, ficaria mais caro, e além do mais, minha amiga teria que ter um bom tempo para ensaiar. Enfim, acabei descartando a possibilidade. Pensei então, colocar as 3 como floristas, jogando pétalas na frente e aos lados, com cestinho, mas vi na matéria que pode ficar um pouco infantil. Gostaria de algumas sugestões, se coloco apenas uma como florista e as outras com o buquê normal, ou se talvez, coloque todas segurando alguns copos de leite (minha decoração é copo de leite e gipsy) e dando as convidadas que ficarem nas laterais do banco….afff estou me sentindo perdida com relação à isto. Além delas ainda teria o casal de noivinhos e a porta aliança. Me ajudem please rssr. Bjosss

        • Olá Jordânia!
          Uma sugestão, faça a opção pelo mais simples… Ou seja, suas amigas desempenhando o papel de damas adultas, entrando juntas segurando buquês ou até 1 simples copo de leite (que é perfeito) mas sem ter que entregar flores ou qualquer outra “tarefa”.

  15. CARMEN LUCIA DE SOUZA SANTOS disse:

    CARMEN LUCIA DE SOUZA SANTOS
    Comentário aguardando moderação.
    OLÁ EQUIPE MEGA NOIVAS
    MINHA AMIGA TEM 70 ANOS E VAI SE CASAR PELA PRIMEIRA VEZ EM MAIO DE 2013. SOU COMO FILHA PRA ELA E POR TANTO ME CONVIDOU PARA SER SUA DAMA DE HONRA. ADOREI A IDEIA, MAS ESTOU PREOCUPADA. SEREI SOMENTE EU COMO DAMA, ELA NÃO QUER COLOCAR MAIS NINGUEM E NÃO SEI O QUE VESTIR E SE IRIA FICAR LEGAL. VCS PODEM ME AJUDAR DANDO ALGUMAS SUGESTÕES??? SOU NEGRA , ALTA,1,72 E ACIMA DO MEU PESO IDEAL, OU SEJA SOU GORDINHA . QUE TIPO DE VESTIDO DEVERIA USAR? TENHO 48 ANOS. SERÁ QUE VAI FICAR MUITO RIDICULO??? ME ORIENTEM COMO DEVO FAZER POR FAVOR!!!
    OBRIGADA!!!!

  16. Juliana disse:

    Olá Equipe Mega Noivas… Eu e meu esposo fomos convidados para entrar com a imagem de Nossa Senhora no casamento de uma amiga, ela cantará neste momento. Gostaria de saber se devo usar o vestido longo ou curto, o horário do casamento será às 17h30. Não gostaria de ser deselegante colocando um vestido inadequado (Simples demais ou Chick demais) e minha amiga disse que fica ao meu critério e eu não sei o qual opção é a melhor, se vcs puderem me ajudar. Desde já agradeço a atenção!

  17. Lidiane Barbosa disse:

    Olá, somente quero agradecer a Equipe Mega Noivas de poder nos ajudar com essas dúvidas nesse momento tão especial de nossas vidas , tinha dúvidas porém lendo a página com calma e atenção, elas foram respondidas. Muito Obrigada!

  18. nayara.adrp@hotmail.com disse:

    Bom Dia ! Vou me casar no final do ano e quero muito colocar amigas minhas como damas. Tem uma regra em quantidade de damas? E também queria saber se não fica feio colocar depois para entrar com as alianças meus avós e com buque de rosas uma criança?? A decoração quero mesclar desde rosa bebe até o violeta !

  19. Keren Rachel disse:

    Olá… Eu vou me casar durante a tarde, 16:00 hrs; e tenho 9 amigas que gostaria de inclui-las na cerimônia. 1 vai entrar tocando violino, 2 vão entregar as lembranças para as mães dos noivos, e as outras 6, não sei em que usa-las…
    No final da cerimônia todas irão jogar pétalas de rosas em mim e meu noivo… mas durante a cerimonia, não sei como encaixa-las. Me ajude por favor. Não quero deixa-las de fora.
    Obrigada. Espero resposta.

  20. Gustavo disse:

    Olá, boa noite.
    Estou num dilema total. Vou me casar em Novembro, e por alguns desentendimentos no calor da emoção acebei não colocando minhas irmãs entre as madrinha.
    Tive a idéia de colocá-las como damas de honra, mas não sei se ficaria legal. Pois temos seis casais de padrinhos.
    Estava pensando e fazer a entrada dos seis casai de Padrinhos e depois uma daminha com um pajem mais as minhas duas irmãs como damas de honra para, para assim depois a entrada da minha noiva.
    Acha que ficaria legal??? Na minha imaginação aqui parece bonito, mas gostaria de conhecer a opinião de vocês.

    Parabéns pelo site.

    • Olá Gustavo!
      No geral as damas adultas são mais ligadas a noiva. Mas se as suas irmãs tiverem uma boa relação com a sua noiva, porque não?!
      No cortejo pode ser sim na ordem como descreveu!
      O que não pode é deixar as imãs de fora desse momento especial da sua vida!
      Agradecemos o seu contato e carinho e desejamos muitas felicidades!!
      Equipe Mega Noivas

  21. Suellen Cavalcante disse:

    Olá boa tarde, me caso em dezembro de 2012. Vou colocar 04 damas de honra grandes pra entrarem e tenho uma irmã de 04 anos que queria colocá-la carregando as alianças. Fica feio? Eu li qeu isso é função do pajem – auxiliar do noivo.
    E outra coisa. Como entram? Primeiro o noivo, depois os padrinhos, depois as damas, aí vem a pausa pra minha entrada e por último seria minha irmã com as alianças?? Preciso de sua ajuda. Precisa de pausa entre os padrinhos e as damas?
    Caso minha imã não possa entrar com as alianças, eu posso colocá-la como florista e meu noivo entrar com alianças, né? Aí ela entra comigo ou antes de mim e vem a pausa??
    Sei que são muitas perguntas mas as dúvidas são muito mais. Seria melhor eu te ligar… rsrsrsrsr…
    Parabéns pelo site, vocês com certeza salvam muita gente!!

    • Olá Suellen,
      Não fica feio de forma alguma, principalmente por ser sua irmãzinha. Ela pode entrar no momento da benção das alianças ou depois do cortejo e logicamente antes da noiva.
      Durante o cortejo entre padrinhos e damas ocorre apenas a mudança da música não havendo necessidade de pausa. Aí no momento da entrada da noiva sim, um certo “suspense” é bem vindo:)!
      Agradecemos o seu carinho e desejamos muitas felicidades!!! Att, Equipe Mega Noivas

  22. Eliane Lagares disse:

    Boa tarde!

    Vou me casar em agosto de 2012, e já vivo com o meu companheiro ha 18 anos e agora decidimos oficializar nossa união,a minha duvida é a seguinte:
    Tenho um casal de sobrinhos (que seria a daminha e o pajem), porém chamei minha irmã de 20 anos, minha sobrinha de 19 e minha filha de 16 para serem as floristas e minha filha tb levaria as alianças. Só que estou um pouco perdida, elas podem entrar como florista ou teria que ser damas? Qual é a ordem de entrada?

    Me ajudem!

    Obrigada.

    • Olá Eliane,
      O ideal é que a sua irmã e sobrinha sejam damas adultas. O pajem poderia levar as alianças, mas acredito que você queira que esse papel especial fique para a sua filha.
      Uma sugestão então é que após a entrada dos padrinhos, entre o casal de crianças, em seguida as damas adultas podendo levar buquês ou uma braçada de flores para serem entregues as madrinhas após a cerimônia e por último e antes da noiva a sua filha com as alianças. Ela também poderá entrar apenas na hora da benção das alianças, se desejar.
      Desejamos muitas felicidades ao casal e a família!

  23. Maria Beatriz disse:

    Boa noite!

    Estou planejando meu casamento e escolhi meus 3 irmãos como padrinhos e minhas 3 irmãs como madrinhas. Porém tenho três grandes amigas que gostaria muito que tivessem um papel especial em meu casamento. Pensei em coloca-las como dama de honra. Será que fica legal? o que vocês acham? Podem me ajudar?

  24. Lyvia disse:

    Olá, eu tenho um casal de crianças e pensei em colocar minha irmã de 17 anos para entrar como dama também…. como eu poderia fazer essa combinação? quem levaria as alianças? Fica feio se minha irmã entrar sozinha sem outra dama???

    • Olá Lyvia,
      O ideal, já que você tem o casalzinho de crianças, é deixar que as alianças sejam levadas pelo pajem.
      E a sua irmã pode entrar sozinha sim, sem problema, exercendo o papel de dama principal da noiva, simples assim!
      Ela pode entrar atrás ou logo após a entradas da crianças e antes da entrada da noiva. Felicidades!!!

  25. Karen disse:

    Olá… sou amiga da noiva. Sou casada . Minha amiga quer que entre outras amigas dela, eu também seja uma das damas de honra. Mas parece que só cabem as moças solteiras esse papel. Estou com medo de acabar estragando esse arranjo. Por favor me respondam essa dúvida; com certeza ficarei bem mais aliviada. Obrigada!

    • Olá Karen,
      Sempre dizemos aqui que as damas de honra, assim como, madrinhas e padrinhos devem ser acima de tudo pessoas especiais para os noivos. Portanto, você sendo uma convidada de honra, não há motivos para se preocupar quanto a isso!
      Grande abraço!!!

  26. Rosana disse:

    Olá!
    Vou me casar em outubro de 2012, vou colocar minha irmã de 17 e cunhada de 15 para serem minhas damas de honra, mas tenho uma sobrinha de 3 anos, queria por ela como porta aliança ou seria melhor como florista pela sua idade?? e qndo ela deve entrar???

    Obrigada…

    E parabéns pelo site….

  27. nair correia nascimento da costa disse:

    Vou me casar no proximo ano e gostaria da vossa ajuda, quero que as minhas damas estejão de vestidos de cor lilas e cada uma delas com sapatos de cores diferentes.

    sera que não vai ficar rediclo? por favor ajudem-me por favor

  28. Nathalia disse:

    Olá, me caso ano que vem e não tenho daminha.
    Tenho um pajem de 2 anos que levará as alianças. Queria muito que minha prima participasse, ela tem 12 anos.
    Ela poderia ser minha dama de honra?
    Em que momento entraria?
    Muito obrigada
    Nathalia

  29. Wanessa Franco disse:

    Pessoal…….

    No meu Casamento:

    Eu vou ter duas deimoseles grandes de 20 anos.
    E minha porta aliança tem 18 anos.

    Minha festa é da cor rosa chá, com branco e verde.

    Pensei em Colocar minhas deimosele com vestido rosa claro, curto.
    e minha porta aliança com vestido rosa claro longo.

    Vai ficar legal???

    Me ajudem por favor.

    Bju bju!!!

  30. Pri Gurjão disse:

    Olá Bom dia!
    Gostaria de um opinião,terei minha irmã(24) e minha afilhada(14) como minhas damas de honra,só q elas seriam minha floristas,só q li aqui no comentários que não ficaria legal colocá-las como floristas,então seria legal elas só entrarem com um buquê na mão?Só que seria assim, elas duas como floristas e uma dama e um pajem pequininhos,respectivamente 1 ano e 6 meses e 2 anos que terão essa idade na época e uma tia minha vai ser a dama surpresa que vai levar as alianças,me ajudem!!! Beijus Pri

    • Olá Pri!
      Não fica legal serem floristas com cestinhas ou jogando pétalas pelo chão, que são características infantis. Mas elas podem entrar com uma braçada de rosas para entregar as madrinhas após a cerimônia. Mas via de regra, dama adulta entra segurando apenas um buquê! Grande abraço!

  31. katia disse:

    bom dia vou me casar em setembro de 2012 ja vivo com o meu namorido a 20 anos !! pretendo me casar de vermelho ou vermelho e branco !na mesma data eu estarei completando 40 anos . vou comemorar tudo de uma vez !tenho um casal de filhos a minha filha vai ser a dama e meu filho vai levar as alianças ! o que acha das madrinhas se vestirem todas de vermelho e eu branco e vermelho ? e a minha filha que ja tem 20 anos o que usaria qual a cor seria ideal ? meu filho tem 17 anos o que usar e o meu marido qual a cor do terno ? espero seu retorno ! abraços

    • Olá Katia!
      Que maravilha! Desejamos muitas felicidades no seu casamento! Que esse amor e alegrias de 20 anos perdure para sempre, cada vez mais forte!
      Em breve vamos liberar uma matéria de vestidos de noivas brancos com detalhes coloridos, como branco com vermelho, branco com lilás e assim por diante! Aposte na idéia, ficará bem diferente!
      Grande abraço!

  32. Paula disse:

    Olá, vou casar em abril/2012… e pensei em duas primas do meu noivo com damas de honra (uma tem 10 e outra 11) e para levar as alianças queria minha prima de 22 anos para entrar com as alianças, ela é como se fosse uma irmã, já que fomos criadas juntas por um bom tempo. Porém ela descobriu que está grávida e na época do meu casamento estará com 8 meses. O que vocês acham? Agradeceria muito a opiniao de vcs a respeito. Grata, Paula.

  33. Estela disse:

    Olá, vou ser dama de minha amiga em agosto de 2011. E estamos com dificuldades de encontrar lojas que aluguem estes tipos de vestidos. Voces podem nos dar alguma indicação.

    Obrigada

    Estela

  34. Celina disse:

    Olá, meu casamento será em setembro, não tenho nenhuma criança para participar do cortejo, tenho primas que gostaria de colocá-las. Mas a dúvida está no seguinte, quem poderá levar as alianças?

  35. Olá Noivas!
    Devido a grande quantidade de perguntas e comentários nas diversas matérias que temos no Portal Mega Noivas, estaremos respondendo apenas aquelas cuja resposta ainda não conste no conteúdo da própria matéria ou em resposta anterior!
    Agradecemos o carinho, o contato e compreensão de cada noiva!
    Mega Abraço de toda Equipe Mega Noivas!

  36. IVONE disse:

    BOA TARDE, VOU ME CASAR EM MARÇO DE 2011 ESTOU PESSANDO EM COLOCAR DUAS DAMAS ADULTAS AMBOS COM 15 ANOS E TENHO UM ENTIADO QUE TEM 11 ANOS QUE QUER PARTICIPAR PENSEI EM COLOCAR ELE COMO PAJEM MAS O QUE ME DIZEM DEVO COLOCAR UMA MENINA PARA ACOMPANHA-LO OU NÃO? E DEPOIS VOU COLOCAR UMA MENINA PRA LEVAR AS ALIANÇAS. O QUE ACHAM.

  37. vanessa disse:

    BOA NOITE!!
    GRAÇAS A DEUS QUE ENCONTREI UM SAITE PARAVILHOSO PARA TIRAR DÚVIDAS.
    QUERO POR DAMAS ADUTAS EM MEU CASAMENTO JUNTO COM 2 PARES DE PADRINHOS EM CADA LADO, QUERO SABER SE POSSO POR PADRINHOS JUNTO C DAMAS?
    OUTRA COISA QUAL E A ORDEM DE ENTRADA?
    AGRADEÇO DESDE JÁ.

  38. Hellen disse:

    Olá.
    Eu vou me casar em dezembro, e eu gostaria de tirar uma dúvida.
    Eu não quero colocar padrinhos e madrinhas em meu casamento, somente damas, porém não sei se coloco com acompanhantes, ou sozinhas, o que vocês me sujerem?E eu estava pensando em colocar apenas uma flor para entrarem ou bouquet pequeno, vou casar a noite em um salão fechado. Vi as dúvidas das noivas acima e gostaria de citar que não há impedimento algum pelo celebrante do casamento, nem pelo local.
    Aguardo anciosamente a resposta.

    • Olá Hellen!
      Estamos recebendo vários comentários e pedidos sobre casamentos em estilo americano substituindo os tradicionais casais de padrinhos pelas damas adultas ou bridesmaid e groomsmen.
      A idéia é super bacana, e vamos em breve liberar uma matéria falando exclusivamente sobre esse assunto.
      No seu caso, se o noivo tiver amigos, primos, irmãos, ou seja, pessoas realmente especiais para ele, poderão sim formar pares com suas damas. É exatamente essa a proposta… Ter ao lado de cada um (noivos) pessoas queridas e especiais. Quanto à única flor substituindo os buquês fica belíssimo também!
      Um grande abraço!

  39. Vivi disse:

    Olá.Estou pensando agora em ter duas damas adultas( uma de 13 e uma de 29, a idade é problema?), só q terei um casal de daminha e pajen tb ( de 4 anos) e 8/10 casais de padrinhos e madrinhas e ainda meu afilhado de 9 anos so pra levar as alianças.
    A parte interna da Igreja (a nave) é mto pequena, tendo uma parte externa bem grande com visual para a nave interna (onde a maioria dos convidados ficarao, devido ao espaço..)
    Se eu montasse todos assim, seria mto bom pra mim, pois conseguiria colocar todas as pessoas mais keridas para participar do meu casamento, mas seria um grande exagero??
    Mto obrigada!!

  40. Anne Caroline disse:

    Olá, desde já quero dar os parabéns a todos da equipe, que tiram nossas dúvidas.
    Bom, eu vou me casar em dezembro, e um detalhe importante é que eu não queria colocar padrinhos e madrinhas, apenas minhas amigas, ou seja, damas; e apenas 1 daminha para entrar com as alianças. Fica estranho? O que vocês me sujerem?
    Sem mais.
    Att.

    • Olá Anne!
      Sua dúvida é parecida com a da noiva Marta acima, porém, no seu caso vc deseja ter apenas as damas.
      Percebemos que atualmente os noivos estão considerando realmente o grau de afinidade e importância das pessoas que “testemunharão” esse momento especial do casal. Por isso a tradição nos casamentos americanos é mais interessante como citamos na resposta anterior.
      Assim como a noiva Marta, para ter o seu casamento nesse formato, vc deve apenas verificar se não haverá nenhum impedimento por parte do celebrante ou local onde será realizado a cerimônia ok?!
      Grande abraço!

  41. Marta disse:

    Olá!!
    Tendo damas de honra adultas, é necessário que os padrinhos sejam casais? Podem ser apenas os padrinhos homens? Ou nessa formatação existe apenas um padrinho (o bestman)?

    Estamos com dificuldade para escolher os padrinhos, pois temos muitos amigos queridos!! :)
    Alguns amigos namoram há pouco tempo, então pensamos em, ao invés de convidar os casais, convidar em separado damas de honra e padrinhos homens… assim reduzimos a quantidade de pessoas… só não sei como ficaria a entrada dos padrinhos…

    Ajudem-me!! Obrigada!!

    • Olá Marta!
      Esse formato é tradicionalmente de casamentos americanos e europeus onde muda-se apenas a ordem do cortejo conforme a religião. Em um casamento católico por exemplo, é comum o padre, o noivo e o seu best-man (melhor homem, ou homem mais próximo do noivo) entrarem pela lateral e permanecerem a espera no altar, enquanto as “bridesmaid” e “groomsmen” entram aos pares, porém, dividindo-se no altar homens do lado do noivo e mulheres do lado da noiva. Também podem entrar em pares, sendo primeiramente os homens e em seguida as mulheres.
      É bastante interessante essa idéia, pois, é uma forma do noivo e da noiva terem ao seu lado realmente os seus melhores amigos independente se são ou não casados, ou namorados.
      Porém, como estamos no Brasil, veja se há alguma obrigatoriedade ou regra a ser seguida no local que será realizado o seu casamento, principalmente se for igreja.
      Felicidades!

  42. KÁTIA disse:

    Oi, vou casar em janeiro e gostaria que minha irmã de 22 anos levasse as alianças. Como tenho um enteado de 3 anos, pensei na entrada assim: ele com seu amiguinho da mesma idade fazendo bolinha de sabão e minha irmã atrás com as alianças. Gostaria de saber se estou no caminho certo, ou se há algo de errado. Vou casar no final da tarde num restaurante na Chapada dos Guimarães, gostaria de sugestão de vestido pra minha irmã.

  43. sabrina disse:

    eu tenho 14 anos e vo ser daminha no casamento da minha irma
    como florista,com as flores dos padrinhos…
    e gostaria de saber se eu sou muito velha para isso?

  44. Damas de honra disse:

    Boa tarde!

    Olá , estou adorando as materias, gostaria muito de uma ajuda de vocês.

    Me caso em fevereiro de 2011 em um domingo as 11h da manha, minha decoração será em laranja e amarelo, predominando o amarelo. Fica feio meu buquê ser lilás? e tenho duas damas de 15 anos que entrará no final com flores para as madrinha, o vestido dessas damas poderia ser da cor do meu buquê?

    Obrigada!

    Parabens pelas materias.

    • Olá Alessandra!
      Pelo jeito suas damas não abrem mão dos vestidos ser de outra cor!!! Não vejo problema… As noivas americanas que usam muito a cor da decoração em harmonia com suas damas, mas não há regra ou etiqueta para isso!
      Agradecemos seu carinho e desejamos muitas felicidades!

  45. Paula Freitas disse:

    Olá, equipe do Mega Noivas!
    Parabéns ao site!

    Gostaria de saber a opinião de vocês.Vou me casar em dezembro ao ar livre às 11h da manhã. As cores da festa são marrom claro e amarelo-chá, e das flores basicamente amarelo, marrom folha-seca e vermelho.Não terei florista, nem pajem.Terei 2 pares de padrinhos, e apenas uma dama adulta.

    Gostaria que ela entrasse somente na hora da bênção das alianças, ao som de adoração celta (somos cristãos, e adoramos louvores celta), segurando um girassol na palma da mão, com os anéis no meio da flor. O que vocês acham?
    Espero que possam me orientar.
    Gratíssima!
    Paula Freitas

  46. Elaine Cristina disse:

    Olá , amei as matérias , gostaria de uma orientação .
    Irei casar em novembro/2010 será em um sitio as damas serão adultas 4 ou 06 ainda estou decidindo , também terá um casal unfantil e 01 damas . como devo organizar ?

    No aguardo …

    Cristina …..

  47. Marli xavier ( autorizo a publicação) disse:

    OI GENTE…ENTÃO, CASAREI 16/01/2011 NUM SÍTIO, MAS SERÁ DENTRO DE UMA CAPELA…. NÃO SEI SE ESTOU CERTA, MAS INOVEI TOTALMENTE MEU CASAMENTO, POIS UMA AMIGA ME SUGERIU CONFORME ELA FEZ NOS EUA.

    ENTRADA DA BÍBLIA TRAZIDA POR UMA CRIANÇA, LOGO APÓS AS DEMOISELLES COM FLORES OU BUQUES??ESTOU NA DÚVIDA, PQ NÃO SEI SE FAÇO BUQUES OU SÓ UM BOTÃO DE ROSAS…ARTIFICIAIS OU NATURAIS…E NEM SEI A COR…, MEU BUQUÊ SERÁ ROSAS BRANCAS E GIPSOFILIAS COM ALGUMAS FOLHAGENS….,

    ENTÃO, DEPOIS DA ENTRADA DAS DEMOISELLES TERÁ A ENTRADA DO NOIVO, COM OS PAIS…AS DEMOISELLES DARÃO FLORES PARA AS MULHERES E ENCAMINHARÃO PARA ONDE DEVEM SE POSICIONAR…(ESTAMOS ENSAIANDO)…DEPOIS DA ENTRADA DO NOIVO, DOS PAIS, DOS PADRINHOS…AS DAMAS DE HONRA COM OS PAJENS (2 CASAIS), DEPOIS AS FLORISTAS MOCINHAS DE 10 A 13 ANOS ( 4 MOCINHAS)….DEPOIS MINHA ENTRADA!! EXAGEREI??KKK.. SIM E NÃO ABRO MÃO, VÍ O CASAMENTO DA MINHA AMIGA E FICOU LINDO, SUPER CHIQUE….E TAMBÉM QUERO…BEM ENSAIADINHO E BEM ARRUMADINHO…MINHA DÚVIDA É A COR DA ROUPA DAS DEMOUSELLES, POIS SERÃO VESTIDOS CURTOS POUCO ABAIXO DOS JOELHOS…, SERÁ QUE LUVAS FICAM BEM???, CHAPÉUS NÃO…A DECORAÇÃO DA FESTA SERÁ VERDE CLARO, SERÁ QUE DEVO COLOCAR ALGUM TOM DE VERDE CLARO NOS VESTIDOS DELAS??/ UM COSTUREIRO ACONSELHOU COLOCAR ESTES TONS NAS CRIANÇAS…O QUE VCS ME SUGEREM PARA AS DEMOUSELLES, E OS BUQUES?? UMA ROSA OU BUQUES…E QUAL A COR?? OBRIGADA PELA ATENÇÃO E PELO CARINHO!!!

    • Olá Marli!

      Percebemos que vc e suas demoiselles entraram totalmente no clima! Muito bacana!!! Parabéns!

      Quanto à flor/buquê prefira natural! Também dispense o uso de luvas e chapéus!

      A idéia de uma única flor é super bem vinda, talvez um linda rosa colombiana!!!Já se optar por buques, podem ser verdes combinando com detalhes dos vestidos ou quem sabe sapatos… como sugere nossa matéria sobre sapatos coloridos!

      Agradecemos imensamente seu carinho e também sugestões às noivas!

  48. Gerssyka Souza disse:

    Olá Pessoas !!!!

    Amei a matéria, me salvou pois estava com duvidas, e ainda tenho algumas, tenho 1 casal, daminha e pajém, e queria 3 floristas, minhas afilhadas, e queria muito as amigas de honras, seriam 6.
    Valeu…. Vcs são MaravilhososS

  49. Diane disse:

    Bom dia, me caso em janeiro de 2011 e gostaria de saber se ficará feio colocar 4 damas adultas, como voces falaram, após os padrihos e colocar uma florista ou um casal para entrar na minha frente. Ah, e outra coisa como será a saída deles??
    Desde já muito obrigada!

  50. Ludmila disse:

    Olá! Me caso em setembro de 2011 em cerimônia pela manhã e ao ar livre. Serão 4 pares de padrinhos e duas daminhas. No entanto, queria muito que duas grandes amigas participassem… Pensei na seguinte organização: após os padrinhos, elas entrariam com buquês e, na hora das alianças, as daminhas entrariam (menor à frente com a bíblia, maior logo atrás com as alianças). Ficaria estranho ou exagerado? As damas adultas devem entrar lado a lado ou na mesma conformação das daminhas?
    Por favor me ajudem!

  51. Al disse:

    Isso está ficando cada vez melhor!!

  52. eny christine de oliveira disse:

    ola
    meu nome e eny eu vou me casar em outubro de 2011
    quero saber se eu posso ter damas de honra adultas, e um casal de pagem???
    eu vou ter 18 padrinhos 9 cada lado, e mais 4 damas adultas e um casal de pagem,
    vai ficar bom,
    me responda por favor.
    bjsss

    • Olá Eny!
      Dependendo do espaço no altar, reserve o primeiro banco/cadeiras para as suas damas.
      Não sabemos onde será realizado a cerimônia, mas os noivos podem optar em ter no altar apenas os pais, ficando os padrinhos e damas acomodados em um espaço reservado.
      Grande abraço!!!

  53. Cristiane disse:

    Boa noite a Equipe Mega nOivas

    meu casamento será as 13 horas minha decoração é amarela, terei duas damas de honra adultas, qual a cor ideal? e o buque das damas?
    Obrigada
    Parabens pelo site

    • Olá Cristiane,
      O amarelo pode estar presente também no vestido das damas. É uma cor linda, feliz e caberá perfeitamente para um casamento nesse horário.
      Também se preferir pode optar pelos vestidos em tons pastéis e os buques das damas amarelos.
      Felicidades!!!!

  54. Camila Schio disse:

    Boa noite equipe!

    Eu tenho 3 super amigas minhas q queria convidar para serem minhas damas de honra. Elas têem na faixa de 22 anos. Gostaria muito que usassem o mesmo modelo e mesma cor mas elas têem o corpo bem diferente uma da outra (uma é baixa e gordinha, outra alta e magra e outra o meio termo). Gostaria de saber: desisto de achar esse “modelo universal”? E se os modelos forem diferentes devem ser todos da mesma cor, certo?. Outra coisa… elas são em 3, como foi dito. Podem entar as 3 mesmo??

    • Olá Camila! Como citamos na matéria, fica complicado estabelecer um único modelo devido as diferenças de biotipos. O interessante é que estejam em harmonia quanto as cores (roupa/sapatos e buquê). Grande abraço!!!

  55. Ariadne Américo disse:

    Bom dia Equipe Mega Noivas

    Gostaria de uma orientação minhas damas de honra serão gemêas de 15anos (2), a cerimônia será de dia, gostaria que fosse o vestido preto e a sandália vermelha.Você pode me dar uma idéia de vestido e como deve ser o buquê delas? o meu será de rosas vermelhas com trigo…
    Obrigada

  56. Bianca disse:

    Olá
    Me caso em 30/4/2011 e terei apenas um casal de padrinhos de cada lado. Queria 3 damas de honra adultas e no momento da troca das alianças colocar as nossas avós (que são 3) pra entrarem com as alianças.

    Fica bom?

    obrigada
    Bianca

  57. Olá Ana,
    Veja através do link nossos anunciantes que trabalham com trajes. http://www.meganoivas.com.br/main.asp?link=vestidonoiva
    Grande abraço!
    Equipe Mega Noivas

  58. ana disse:

    Olá,

    Goateria de saber vcs podem me passar alguma loja que alugam esses modelos para as damas. Preciso para cinco.

  59. Perfeito Scheyla! Ficará muito harmonioso!
    Beijos! Mega Noivas

  60. Oi Bia!
    Talvez a idéia do outro priminho levar uma bela caneta ao noivo seja bacana. Nesse caso podem entrar os três de 5 aninhos juntos e a sua irmã de 10 anos como florista.
    E já que tem 4 crianças realmente as amigas como madrinhas ficará melhor e em papel também muito importante!
    Grande abraço!
    Equipe Mega Noivas

  61. Olá Cristina!
    Como sugestão as crianças podem entrar juntas (2 daminhas e o pajem com as alianças) após os padrinhos e em seguida a sua dama adulta que poderá ficar no altar (lado dos padrinhos/madrinhas da noiva). Grande abraço! Mega Noivas

  62. Scheyla disse:

    Ola,
    Vou me casar durante a manha em um sitio, no caso a cerimonia sera aberta. Tenho 3 irmas uma de 19 anos, outra de 14 anos e outra de 8 anos e tambem tenho uma sobrinha de 5 anos e gostaria de utilizar as 4 durante a cerimonia. Estava pensando em dividir assim: minhas duas irmas mais velhas (19 e 14 anos) como damas de honra com um vestido lilas de modelo diferente e carregando um buque branco cada uma, porque branco sera a cor utilizada na minha decoracao. Minha outra irma (8 anos) como florista com um vestido super soltinho e leve da cor rosa, carregando a cestinha de flores jogando petalas rosa. Meu vestido sera branco e meu buque rosa, por isso escolhi a cor de seu vestido e a cor das petalas serem rosa. E para daminha das aliancas, escolhi um vestido igual da florista porem na cor branca.
    Voces acham que isto esta correto??
    Obrigada

  63. Bia disse:

    Olá, tenho 2 irmãs ( 5 e 10 anos) e 2 primos (5 anos) e gostaria de encaixá-los na minha cerimônia… pensei em colocar uma como florista, um casal com as alianças e esse outro primo, onde colocar? Pois se colocar 1 tenho q colocar o outro por ciúmes da família, né?
    Outra dúvida que tenho é: queria muito colocar minhas melhores amigas como damas (são 3), mas como tenho muitas crianças na família pensei em colocá-las como madrinhas que tb iriam desempenhar grande papel na cerimônia, mas ficaria estranho elas com a mesma coloração de vestido (cor q combinaria com a decoração da festa)? Obrigada desde já!!

  64. Cristina disse:

    Vou ter 2 daminhas pequenas e 1 pajem, gostaria de colocar uma prima como dama de honra adulta, como ficaria a entrada deles, qual a ordem? E depois a dama de honra adulta fica em que lugar? Já vou ter 4 casais de padrinhos de cada lado do altar.

  65. Sabrina Leal disse:

    Olá, casarei em Novembro, tenho uma irmã com 13 anos, gostaria que ela entrasse como dama, e que levasse em um baúzinho branco as alianças! Ela entraria sozinha, é que faz tempo que tento fazer a festa e o tempo não espera né?! Ela cresceu, mas ainda é meu sonho e me deixaria radiante tê-la em um momento e de forma tão especiais em meu casamento! Obrigada pelas dicas!!!!

  66. Olá Deia,

    As damas adultas podem entrar no cortejo após os padrinhos, em seguida a florista que pode vestir (como sugestão) um vestido com estampa floral para diferenciar ficando também bem gracioso e após ela entra a daminha com as alianças ou você pode deixá-la para entrar apenas no momento da benção das alianças.

    Felicidades! Equipe Mega Noivas

  67. Deia disse:

    Olá… Caso em Janeiro as 18:00( HORARIO DE VERÃO)algum probelma em brilhos no meu vestido?

    Vou colocar 4 damas adutas de vestidos amarelo longos e buques vermelhos. Meus sapatos serão amarelos e meu buque de lirios amarelos.

    Quero tb colocar uma daminha de 6 anos vestida como eu inclusive a sandalia amarela, e uma florista de 11 anos que preciso de uma ajuda para a cor do vestido dela.

    O que me entriga como seria a entrada delas na igreja…

    A a decoração da igreja vai ser em amarelo com flores vermelhas e da festa em preto/branco…

    ME DEEM IDEIAS POR FAVOR…

  68. Oi Eloisa! Não obrigatoriamente precise combinar com a decoração… É tudo uma questão de harmonia de todo o conjunto… Não vejo problema do rosa, mas uma boa sugestão também é o verde em degradê de tons já que essa cor oferece um leque tão grande de opções. Dê a idéia às damas e veja se será bem aceita! Beijos!

  69. Olá Aline!
    Que bacana ter os irmãos com papéis especiais no seu casamento! Quanto às opções para levar alianças, veja algumas idéias como peças em prata ou porcelana. As almofadinhas realmente ficam um pouco infantil para um rapaz… Já o vestido da sua irmã DEVE ser diferente do seu!!! Embora seja sua irmã, você é a noiva e não deve ter ninguém igual a você nesse dia!
    Felicidades!!!

  70. Olá Mariah Izar!
    Como respondemos para Juliana acima, o que importa é o carinho e a amizade que sentem. Ficará bastante divertido!
    Deixe os primeiros bancos reservados para que não disputem o espaço com os padrinhos…
    Como citamos na matéria, os vestidos não precisam ser iguais quanto aos modelos, devido a diferença de biotipo ou preferência. Já quanto a cor, a harmonia de tons entre elas é muito bem vindo e elegante. Beijos! Equipe Mega Noivas

  71. Olá Juliana!
    O que sempre fazemos questão de frisar é que as pessoas que participarão do seu casamento devam ser importantes para você, sejam crianças ou adultos. Beijos! Equipe Mega Noivas

  72. Olá Tatiana!
    Como filhos realmente devem ter uma participação especial no casamento da mãe…Pode ter certeza que a diferença de altura nesse caso não será levada em conta e sim a importante presença de cada um! Grande abraço!
    Mega Noivas

  73. Olá Cristina!
    A cor dos vestidos das damas podem ser em harmonia com os tons da decoração, ou uma cor que seja de comum agrado a todas. Mas não precisa parecer ou combinar com o vestido da noiva. Seja única! Beijos!
    Equipe Mega Noivas

  74. Olá Pâmela!
    Nesse caso o ideal seria que as alianças fossem levadas pelo pajem… esse é o papel dele!
    A dama de 15 anos trata-se de uma dama de honra adulta como sugere a matéria acima… a qual não é indicada para levar as alianças… A não ser que seja uma pessoa muito especial na sua vida!
    Grande abraço!
    Equipe Mega Noivas

  75. Eloisa disse:

    Olá!
    Vou me casar em novembro e terei damas adultas. Elas optaram por vestidos do mesmo modelo e mesma cor, porém não conseguimos definir a cor. Elas gostaram do vermelho, mas minha decoração será rosa e verde. Pensamos também nos vestidos rosa, no entando não ficaria muito rosa? já que, além da decoração, meu bouquet também será rosa?. Enfim, que cor escolher? Os vestidos das damas têm que combinar com a decoração?

    Att.

  76. Aline disse:

    Olá!
    Vou me casar em setembro e gostaria que minha irmã de 17 anos fosse dama de honra e meu irmão de 15 levasse as alianças….são meus unicos irmãos e queria um papel importante para eles….como meu irmão poderia levar a aliança, já que voce disse que seria melhor sem almofada? ficaria bom a dama de honra com um vestido diferente do meu, num tom chumbo?
    Obrigada!

  77. Mariah Izar disse:

    Olá!
    Morei 7 anos em uma republica de meninas, e elas são muito especiais pra mim. São umas 10 moças, sendo que a idaqde varia entre 18 e 25 anos. É um exagero querer que entrem tantas meninas? Os vestidos realmente precisam ser exatamente iguais?
    Obrigada!

  78. Juliana disse:

    Vou casar, e convidei um casal de primos meus, na idade de 15 e 13 anos, para entrarem com as alianças, nunca ouvi falar em casos como esses só em damas adultas.Queria saber se vai ficar legal?

  79. tatiana disse:

    Oi, vou me casar em novembro e tenho um casal de filhos (menino 11 anos e a menina 13 anos) eles querem muito participar do casamento, mas a menina é bem grande em relacao ao menino (quase do meu tamanho)… me ajudem… oque devo fazer??

  80. Cristina disse:

    Olá!

    Irei me casar agora em Julho, porém as damas de honra será 4 sobrinhas de 16 a 20 anos. Meu vestido será champagne, estou em duvida com relação a cor do vestido delas. Queria uma opinião de vocês.

    Obrigado

  81. Pâmela disse:

    aaa e ela gostaria d usar um vestido um pouco rodado meio princesinha como ela usou na festa d 15 anos…oq vc acha???
    eu estou sem opção gostaria mt que entrasse uma menina pequena levando as alianças e aqui na minha cidade eu nunca vi porta aliança grande…oq vc me sugere? adorei o site…bjs….

  82. Pâmela disse:

    olaaa….vou me casa em outubro de 2010…meu pajen e minha dama de honra tem 6 anos de idade e a florista 6 tb, ja a minha dama supresa q vai levar as alianças eu nao encontrei so q tenho uma prima de 15 anos que quer mt levar as alianças fica feio??? ou extremamente fora do padrao??? por favor me responda….bjs….

  83. Olá Meire!
    Não precisa ser necessariamente da mesma cor, porém, uma harmonia entre as cores como tom sobre tom fica charmoso!
    Felicidades!
    Mega Noivas

  84. Meire disse:

    Olá.
    Vou me casar em novembro.
    Pretendo usar damas adultas e uma pequena(que será a porta aliança). A cor do vestido das damas adultas tem de ser a mesma das damas pequenas?
    Uma observação, a cor do vestido da minha porta-aliança é a mesma da minha decoração.
    Abraços

  85. Olá Carina!
    Como citamos na matéria, se você não tem um pajem para levar as alianças, delegue ao noivo essa tarefa, deixando as damas apenas com os buquês de flores.
    Grande abraço!
    Mega Noivas

  86. Olá Mairte!
    Que bacana sua história! Com certeza será muito emocionante tanto para vc mãe e noiva como para as filhas.
    Para escolha das flores e respectiva cor escolha aquela que você se encanta quando olha. Existe uma infinidade de tipos, cores e também gostos diferentes…
    Obedeça o seu sonho! Temos certeza que será a melhor opção!
    Agradecemos muito o seu carinho e desejamos muitas felicidades sempre!
    Mega Noivas

  87. Olá Fabiana!
    Para casamentos noturnos o ideal são vestidos longos mesmo para as damas adultas. E não precisa de forma alguma ser parecido com o modelo do vestido da noiva! Quanto ao pajem, veja na matéria sobre daminhas e pajens algumas idéias e dicas! http://www.meganoivas.com.br/blogs/2008/11/10/damas-pajens-e-novidades/
    Grande abraço!
    Mega Noivas

  88. Fabiana disse:

    Bom dia, vou me casar em Outubro por volta das 21hs com damas adultas, os vestidos podem ser na altura do joelho ou canela e devem ter o mesmo modelo do meu que será tomara que caia? Meu irmão de 10 anos será o pagem e virá acompanhado de meu afilhado, fica feio? Oq meu afilhado pode carregar? Obrigada.

  89. Carina Neumann Drese disse:

    Olá, meu casamento será agora dia 17 de abril, a minha aia desistiu de entrar na igreja,ai fiquei sem saber o que fazer e convidei uma prima e minha irmã para entrarem como damas de honra, posso dar as alianças para minha irmã levar?ou não combina?preciso de uma opinião urgente, Obrigada, o site está maravilhoso.

  90. Mairte disse:

    Olá!!Me ajudem!?., sou evangélica,vou realizar meu sonho em set. 2010,ja sou casada,vou estar oficializando no civil e religioso, tenho 2 filhas,uma com 24 anos,ja casada, que neste dia estará fazendo um ano de casamento, e outra com 12,todas duas querem participar, a mais velha quer entrar com um buquê e a caçulinha com as alianças, juro pra vcs que ja estou muito emocionada rsrs quero que me ajude nas escolhas das flores e no vestido delas ok! conforme as cores das flores vou escolher a decoração! Agradeço desde já a todos vocês! Deus abençõe rica e abundantemente!!

  91. Olá Vanusa,
    No caso de muitas damas deixe os primeiros bancos reservados a elas, para que não comprometa o visual no altar.
    Grande abraço!
    Equipe Mega Noivas

  92. vanusa disse:

    Bom dia, gostaria de saber se fica ruim se tiver muitos padrinhos e mais as damas adultas.

    Obrigada

  93. Olá Vilma!
    Muito bacana você ter deixado esse comentário e experiência do seu grande dia!
    Um grande abraço da equipe Mega Noivas!

  94. Vilma Canazart disse:

    Boa noite! Gostaria de relatar a minha experiência. Já estou casada há dois anos. Como tenho muitos sobrinhos (7 – ao contrário de muitas noivas)foi difícil escolher quem faria o quê pois qualquer falha iria causar ciúmes na família. Bom, acabei colocando uma sobrinha de 9 anos para entrar com uma cesta de rosas com terços (cada botão foi entregue a um casal de padrinhos), um afilhado de 10 anos entrou com a Bíblia, enquanto o outro de 4 anos entrou segurando uma vela e quem acabou levando as alianças foi a minha irmã de 26 anos (um ano mais nova que eu). Ela usou um vestido frente única prata, tiara no cabelo e levou as alianças presas a um terço gigante. Todos ficaram surpresos com a entrada dela, pois esperavam uma criança. Ficou lindo e meu marido e eu ficamos muito emocionados.Se eu fosse casar novamente faria tudo igualzinho. Ah, o meu vestido também procurei inovar(isso para uma cidade do interior) – desenhei um vestido com as costas totalmente à mostra e a parte do abdomen era transparente com alguns bordados.

  95. Jesiele Favaretto disse:

    Olá eu vou me casar em Novembro de 2010 e queria colocar uma dama pra entrar no final de tudo trazendo uma cesta de rosas para distribuir para as madrinhas na hora do cumprimento vai ficar lega????

  96. Raiani Ruberti disse:

    Pretendo me casar em novembro de 2010,mas estou naduvida de quantas damas devo colocar e oque cada uma deve fazer ,tenho uma sobrinha de 15 anos que levara a biblia para mim e uma sobrinha de 4 anos que sera minha noivinha e ainda algumas outras crianças que não sei oq poderiam fazer, as alianças serão levadas pelo sobrinho do meu noivo de 7 anos e pensei em colocar uma dama de 17 anos para entrar cantando uma musica para o casal.Oque vocês acham ?

  97. deia disse:

    Olá vou me casar em maio de 2010 e tenho 2 damas e 1 pajem, sendo a dama e o pajem um casal de 7 anos e a outra dama uma menina de 12 anos, Gostarian de saber se ela pode levarv as alianças e a menina de 7 anos entra jogando flores.Mas e qto ao menino? O que sugere

  98. Olá Elaine,
    Sendo uma pessoa querida e especial prá você não tem problema algum. Ela pode entrar após os padrinhos e em seguida a daminha com as alianças.
    Grande abraço!
    Mega Noivas

  99. Elaine Almeida disse:

    Bem, vou me casar em setembro deste ano e gostaria de colocar uma grande amiga para entrar como dama… Porem gostaria que ela entrasse sozinha e distribuisse uma rosa para casa madrinha e mãe do noivo e da noiva… Vcs acham que ficaria legal??? Eu só teria ela como dama, e minha prima de 7 anos levaria as alianças, não conheço crianças… O q vcs acham??? Obrigada

  100. Olá Talita,
    O ideal é que as damas adultas sejam no mínimo 2 entrando após os padrinhos e antes da noiva levando apenas buques de flores. O papel de florista jogando as pétalas pode ficar um pouco infantil e não adequado a uma dama adulta.
    Grande abraço!!!
    Mega Noivas

  101. Talita disse:

    Olá!!!Achei super interessante a reportagem, sempre pensei em ter uma dama adulta no meu casamento.
    Gostaria de saber se é legal colocar só uma dama adulta para entrar? Pois tem uma amiga que eu gostaria muito que ela fosse minha dama.
    Penso em colocar ela para entrar antes de mim, jogando pétolas de rosas, o que vocês acham? Onde ela poder levar as pétalas?
    Outra coisa o que vocês recomendam para ela usar, pois ela é bem gordinha, que modelo de vestido fica legal?
    Ai, me ajudem por favor!!! Obrigada!!!

  102. Olá Marina!
    Se ambos (sua irmã de 16 anos e o pajem de 3 aninhos) entrarem lado a lado pode não ficar visualmente bonito.
    O ideal seria que entrassem um após o outro, ou colocar uma daminha para entrar junto com ele para incentivá-lo.
    Agradecemos o seu carinho!
    Mega Noivas

  103. Olá Natalia!
    Para isso não existe muita regra…Para um casamento à noite você pode usar tanto cores mais fortes como clarinhas. Vai depender muito do seu gosto e tom de pele.
    A diferença é que a noite você pode acrescentar um certo brilho e glamour independente da cor.
    Agradecemos o seu carinho!
    Grande abraço!
    Mega Noivas

  104. Marina disse:

    Bom dia!!!! Adorei a matéria! Está sendo esclarecedoras para mim. Bom, no meu casamento terei um casal de padrinhos para cada, colocarei 4 amigas como damas e minha irmã (16 anos) e meu sobrinho (3 anos) para entrar com as flores e com as alianças, respectivamente. Minha irmão foi quem sugeriu entrar com meu sobrinho uma vez que ele é muito pequeno e poderia não querer entrar. Vai ficar legal, ou vcs sugeririam alguma outra arrumação? Bjos

  105. Natalia disse:

    olá especialistas de casamento bom dia!

    meu nome é Natalia Simões Di Filippo eu tenho 22 anos de idade 1,56 de altura sou irmã da Camila Simões Di Filippo
    ela é noiva o casamento dela vai ser dia 16/10/2010 as 19horas qual cor do vestido mais para casamento de noite?
    será que é cor clara ou escura? enfim!!!

  106. Olá Fatima!
    O seu irmão e cunhada devem ser pessoas especiais prá você, certo?! Em uma situação normal os mesmos seriam padrinho e madrinha. Mas se o seu sonho e desejo é dar um papel especial a essas pessoas queridas, ficará inovador. Apenas pense em algo diferente das tradicionais almofadas para o irmão levar as alianças, enquanto a idéia de uma única flor para a cunhada ficará bacana. Pode ser uma linda rosa para presentear a noiva chegando ao altar.
    Quanto às crianças, veja em nossa matéria algumas idéias bem bacanas que poderão ajudá-la, já que são ainda pequenos.
    http://www.meganoivas.com.br/blogs/2008/11/10/damas-pajens-e-novidades/
    Grande abraço!
    Mega Noivas

  107. Olá Josi!
    As damas adultas podem entrar no cortejo após os padrinhos levando apenas buquês de flores. A sua idéia de usarem tubinho roxo com buques amarelos em harmonia com a decoração ficará incrível!
    O pajem pode entrar após as damas e antes da entrada da noiva ou apenas no momento da benção das alianças.
    Agradecemos seu carinho e desejamos muitas felicidades no seu casamento!Beijos!
    Mega Noivas

  108. fatima brito disse:

    olá preciso urgente de ajuda ! me caso agora em abril tÔ sem saber como fazer com as daminhas e pajem , veja bem tenho um casal de 3 anos e um de 7 anos , então meu irmão tem 22 e minha cunhada tem 20 , pensei em ele entrar levando as alianças e ela um buque ou uma flor eles entrarem só na hora da bençao das aliança , fica estranho , feio e as daminhas e pajems como fica a posiçao deles levando o que e se uma podia fazer o papel de florista … me ajuda por favor desde ja agradeço achei esse site e amei bjos aguardo anciosa

  109. Josi disse:

    Olá, meu casamento é em maio deste ano, minha festa vai ser amarela e terá pequenos detalhes em roxo, que é uma outra cor eu gosto bastante, o casamento será ás 10h da manhã, será uma cerimônia simples, sendo que não quis damas pequenas optei por damas adultas e achei o máximo a matéria. O que eu poderia usar para as damas adultas no lugar do cestinho?Qual o momento exato delas entrarem? e o do pagem? posso coloca-las vestindo um vestido estilo tubinho roxo com os buques amarelo?Obrigada!

  110. Olá Alice!
    Inovações são sempre bem vindas… Acredito que você possa sim delegar o papel de florista para uma das damas. Porém existe uma variação de como ser uma florista. Evite cestinhas ou algo semelhante para que não fique com jeitinho infantil.
    Beijos!
    Equipe Mega Noivas

  111. Olá Lu!
    Editamos a matéria acima especialmente prá você!
    Nesse caso se o casamento for a noite e se tratando de damas adultas, realmente pede-se vestidos longos.
    Porém, como sugerimos com algumas idéias acima, você pode quebrar a seriedade do preto brincando com estampas, flores, poás…Ficando muito gracioso para as damas e ao mesmo tempo elegante.
    Quanto sua idéia de inversão das cores para a “dama surpresa” é muito bacana e poderá se manter com os modelos acima, com a vantagem de disfarçar um pouco mais o branco, já que essa cor é sua!
    Outra sugestão é substituir o branco por amarelo (preto com amarelo) já que as flores serão nessa cor.
    Temos certeza que suas damas ficarão lindíssimas!
    Felicidades e um grande abraço!
    Equipe Mega Noivas
    http://www.meganoivas.com.br

  112. lu disse:

    Vou me casar em novembro desse ano e minhas damas serão adultas 4 sendo uma delas a dama surpresa, minha festa será preto e branca somente com as flores amarelas, meu estilista sugeriu q as damas entrassem de vestido longo preto tomara q caia com uma flor branca na cintura e a dama supresa na cor inversa.
    Minhas damas preferem que o vestido seja curto pq longo iria pesar mt por ser preto …..só que ele disse q não pode jamais …..me ajuda?????????????

  113. Alice Maria disse:

    Ola´!!Vou me casar em dezembro de 2010 e não gostaria de colocar daminhas crianças em meu casamento,
    e sim damas de honra adulta, mas gostaria que houvesse uma florista. Fica estranho colocar uma delas (dama adulta) para fazer isto?

  114. Olá Giovanna!
    Você pode ter as 4 damas adultas (2 amigas e 2 primas) que deverão entrar em harmonia no cortejo levando apenas buquês de flores. E a sua sobrinha de 10 anos poderá levar as alianças.
    Ficará gracioso!
    Um grande abraço!
    Equipe Mega Noivas

  115. Giovanna disse:

    Olá
    eu vou me casar em setembro de 2010
    nao tenho nehuma crianças para colocar como daminha
    eu tava pensando em colocar minhas duas primas de 15 e 17 anos para serem floristas e minha sobrinha de 10 anos para levar as alianças… ou colocar 2 amigas minhas de 20 e 21 minhas primas de 15 e 17 para serem minhas damas.. minha duvida é como faço pra colocar floristas e levar as alianças..

  116. fernanda disse:

    Bom, vou me casar em setembro e adorei estas damas que estão na foto acima de lado de vestido marron e flor verde nos cabelos.
    Porem gostaria de ver outras fotos para ver como fica o contraste com a noiva etc.

Deixe uma resposta

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Mega Noivas site com dicas para as noivas e divulgação para profissionais.
Classifica como 4,7/5 Com Base em 7.889 Usuários
De R$4.99 à R$4350.00 557