Véu e Mantilha

Portal Mega Noivas

Carregado de significados e tradições podemos dizer que o véu é o principal acessório que simboliza uma NOIVA e que a deixa ainda mais sublime e angelical além de enfatizar seu grau de importância naquele dia.

O véu da noiva tem origem na antiga Grécia onde era usado para protegê-la de mau olhado e cobiça. Em árabe a palavra véu (hijab) quer dizer “o que separa duas coisas” onde no caso da noiva, separa a vida de solteira para a nova vida que se inicia a partir daquele momento.

Os véus se diferenciam pelo comprimento, quantidade de camadas, acabamento (simples, com roletê, viés de cetim, barrados de renda…), a textura do tule (tecido mais utilizado) que podem ser bem transparentes deixando o modelo do vestido mais visível ou com a trama um pouco mais fechada e, por último, a forma como são presos ao penteado.

Portal Mega Noivas

É fundamental que a noiva decida o seu penteado já considerando o tipo de véu que deseja usar e como o mesmo será preso ao cabelo. Faça vários testes e se veja por todos os ângulos para então decidir pelo modelo ideal. Assim como existe penteados para cada tipo de rosto, para os véus também exige-se esse cuidado.

Portal Mega Noivas

Quanto ao comprimento do véu não há obrigatoriedades, valendo muito o sonho de cada noiva, porém, podemos dizer que os longos são clássicos e sempre bem vindos principalmente ou essencialmente se o casamento for à noite indo de 2 até 5 metros dependendo do modelo do vestido e grau de formalidade da cerimônia.

Portal Mega Noivas

A noiva pode usar o véu longo no comprimento do vestido com pouca cauda até um véu catedral sendo este ainda maior que uma longa cauda de vestido. Pode ser um único tule ou mais camadas abrindo a opção da noiva permanecer com o véu mais curto na recepção se for seu desejo.

Portal Mega Noivas

Dizem que quanto maior o véu mais importante é a noiva… Lady Diana usou um véu de quase 8 metros! Porém, um véu muito longo pode ficar desconfortável e também desnecessário já que estamos longe de uma monarquia! Já o véu curto é mais indicado para cerimônias informais, durante o dia e de preferência em lugares abertos como casamentos no campo ficando muito charmosos.

Portal Mega Noivas

Outra opção extremamente elegante é o voilette que pode ser usado em qualquer horário como complemento do véu tradicional ou unicamente. A cantora Sandy usou um voilette com o véu longo no seu casamento, o que tornou seu visual bastante sofisticado e diferente.

O voilette ou "birdcage" ou ainda "hatveil" ou casquete (aquele que tem um pequeno chapéu como base) é uma idéia muito interessante para a noiva que não quer usar o véu, ou para aquela que está no segundo casamento ou ainda aquela noiva que deseja simplesmente dar um charme a mais…

São comumente usados com arranjos de flores, plumas e apliques, mas também ficam bonitos com tiaras, dependendo do tipo de rosto e cabelo da noiva.

O voilette assim como todo véu, pode ser usado com o cabelo longo solto, semi ou totalmente preso e também para noivas com cabelo curtinho como nas imagens abaixo.

O correto é fazer alguns testes para ver o que fica mais bonito e charmoso em você!

O voilette geralmente termina na altura do nariz,  e na "hora do beijo" ele pode permanecer sobre o rosto, mas se preferir poderá o noivo levantar o véu romanticamente colocando-o na parte de trás da cabeça para então beijar a noiva… Na recepção o voilette pode ser totalmente retirado, mas fica super elegante continuar com ele viradinho para trás fazendo parte de um penteado cheio de estilo!      

E já que estamos falando do véu sobre o rosto… Essa é uma tradição bastante antiga e que nunca cai de moda. Dá um ar misterioso e intensifica de certa forma o seu significado de pureza. Uma noiva famosa que optou em usar o véu cobrindo o rosto foi a atriz Juliana Paes.

Portal Mega Noivas

Já se a noiva quiser algo ainda mais elaborado poderá optar pelas belas mantilhas originadas na Espanha e muito em alta hoje em dia. A mantilha pode ser toda em renda ou com o mesmo tule do véu, porém, com os apliques de renda ou bordados.

Se essa for a opção da noiva, ela deverá ter mais cautela quanto ao modelo do vestido, procurando a completa harmonia do conjunto como detalhes da mesma renda e bordados.

Portal Mega Noivas

Portal Mega Noivas

Dependendo do sonho da noiva, é aconselhável definir primeiramente o tipo de mantilha e depois o vestido, não correndo o risco de exageros. Vestidos “cleans” são os ideais para serem usados com a mantilha, já que esta se incube pela suntuosidade e glamour da noiva.

Portal Mega Noivas

Quanto ao comprimento seguem o mesmo critério dos véus, sendo as longas para casamentos à noite e curtas para os mais informais, durante o dia ou simplesmente seguindo o desejo da noiva como dito anteriormente.

Portal Mega Noivas

Como são mais pesadas, as mantilhas ficam mais rentes ao corpo e rosto da noiva, não sendo tão esvoaçantes como os véus. Por por essa característica e também para destacar seus lindos detalhes de renda, as mantilhas são comumente presas no alto da cabeça ficando realmente como mantos. Também podem ser usadas cobrindo todo o rosto assim como os véus ou toda a cabeça como ilustrado na terceira foto acima, ficando lindíssimo. Vale ressaltar que a noiva deverá fazer os testes com o seu profissional para ver o modelo ideal ao seu tipo de rosto.

Portal Mega Noivas

A mantilha pode ser usada com vários tipos de penteados podendo ser soltos, total ou semi-presos. Detalhes de flores ao penteado combinando com a renda dão um toque de graça e romantismo.

Já se a noiva estiver indecisa entre o véu e a mantilha, poderá fazer a junção de ambos. Sim! A idéia é um véu com um acabamento mais sofisticado em renda ou bordado de cristais em alguns pontos do seu comprimento ou apenas na cauda.

Portal Mega Noivas

Tanto o véu como a mantilha são lindíssimos e vale a pena a noiva investir na idéia já que será sua única oportunidade de usá-lo e se sentir uma noiva de verdade!

Matéria Exclusiva by Mega Noivas – Proibida reprodução total ou parcial da mesma

____________________________________________________________

..:: Buscador Mega Noivas ::..
 
Encontre o profissional que está buscando!
 
Digite o profissional e a cidade que deseja.
 
Outras Cidades e Estados:
Exemplo: fotógrafo, campinas.  >> ou vestido, rio de janeiro.


____________________________________________________________

 


8 Responses to Véu e Mantilha

  1. Edleusa batista dos santos disse:

    Oi meu vestido tem calda não sou negra e sim morena, meus cabelos são lisos e longos eu amei ter conhecido essa página meganoivas pois os arranjos que vcs tem são lindosssssss, ameiiiiiiii a cor do meu vestido e bege com pérola e preciso de um arranjo para cabelo ao ponto que combine comigo e com meu vestido conto com vcs. Boa tarde.

  2. Néia disse:

    Olá,meu vestido tem uma calda longa, gostaria de saber se combina com um véu longo ou o véu terá que ser curto???

  3. TAÍS disse:

    Boa noite.
    Tenho cabelo loiro e longo e estou em dúvida sobre o penteado com uso de mantilha, pois gostaria de deixar evidente as mechas do meu cabelo.
    Como usar sem que o penteado “brigue” com a mantilha?

  4. Sabrina disse:

    Olá! Adorei a idéia do véu com um acabamento sofisticado! Amei esse primeiro véu, da última foto.. este que a noiva está de costas.. Pode me dizer de onde é este véu, por favor?? Obrigadaaa!!

  5. Alessandra disse:

    Ola,
    Meu casamento vai se realizar as 11h da manha de um domingo em uma capela em uma chacara. Gostaria de saber se posso usar um veu longo, não sou muito fã de veu curto.
    Obs. meu vetido tem uma pequena calda e bordado somente da cintura para cima.

  6. Angela Caroline disse:

    Ola,

    Vou me casar em um sítio as 11:00 da manhã, e estou super na dúvida porque quero fazer o meu penteado com um belo arranjo de flor, mas também queria usar o véu. Gostaria de saber se o véu pode ser usado juntamente com o arranjo de flor, e se poderiam por favor me mostrar alguns exemplos, porque eu não tenho idéia de como fazer essa combinação…

    Obrigada !

Deixe uma resposta